2 de março de 2011

São Luís+Maranhão = Amores da Minha Vida

"Única capital fundada pelos franceses, em 1612, tomada pelos portugueses, chegou a ser ocupada pelos holandeses de 1641 a 1644. O nome é uma homenagem ao rei santo e monarca Luís XIII. O valioso acervo arquitetônico da cidade, com mais de 3 mil prédios tombados, é lusitano e representa o maior conjunto da arquitetura civil portuguesa no país."
Foto de Jordania Fernandes Moraes, Parauapebas, PA

Hoje tive a idéia de buscar blogs de quem já visitou o Maranhão e relatou a sua viagem. Achei um (sorry, esqueci de salvar o link do post, mas o site é este aqui) e li atentamente, com o coração aberto e mente preparada para óbvias queixas e bastante animada para ler as óbvias juras de amor... (convencida, hein? haha)

Comecei a refletir sobre o que o Maranhão precisa melhorar, sobre tudo que já foi, sobre como é, e também imaginando como ainda será...

Fiz minhas buscas pelo São Google, juntei com algumas coisas que já sabia, e dei um toque todo especial de emoção (que aliás sempre sinto quando falo do meu Maranhão) e deixei um comentário.
Acho que não poderia resumir de maneira melhor o post de hoje, que há dias estava desejando fazer, dissertando o meu imenso amor por meu Estado, e não sabia por onde começar.

"Chorei agora aqui... haha mas já me recompus.
Sou Ludovicense, e me emociono muito quando recebo amigos de outros estados em minha casa, e eles dizem q se pudessem largar tudo, viriam de "mala e cuia" como vcs dizem, pra cá.
E mais emocionada ainda com a frase:
"Até o momento, considero os Lençóis Maranhenses o lugar mais lindo que já visitei no Brasil!"
Sou suspeita para lhes falar, mas de todos pedacinhos de maravilhas naturais q já vi no Brasil, eu sempre cheguei à conclusão de q meu Estado abriga um pedaÇÃO do paraíso...
Quanto à pobreza: o MA deixou de ser o mais pobre do brasil. em 13 anos (1995 a 2008), o Maranhão reduziu de 53,1% para 27,2% a taxa de pobreza extrema (miséria) e agora ocupa a segunda posição dos Estados mais pobres do país. O primeiro é Alagoas com 32,3%.
(mas na minha opinião e de muitoooos outros maranhenses acho q tem um Estado do nosso lado q merecia ocupar esta 2ª posição, mas...). Enfim, sei q meu estado precisa de muitaaaa infraestrutura, mas estamos esperançosos (sempre estamos) quando refletimos no passado e vislumbramos o porvir.
O dado concreto é q nós já tivemos um 1º momento com o Porto, tivemos um 2º momento com a produção de alumínio, e agora estamos presenciando um 3º momento, e o mais vigoroso de todos eles, q é a construção da Refinaria Premium.
O q vai acontecer de novos investimentos... O q vai acontecer de hotéis, o q vai acontecer de restaurantes, de novas fábricas e consequentemente empregos... começamos a discutir a necessidade de indústria petroquímica, ou seja, daqui a pouco teremos um polo extraordinário aqui no Maranhão. E meus olhos enchem de lágrimas quando penso no quanto as famílias pobres principalmente as do interior do estado, e todos nós maranhenses em si, merecemos 'finalmente' tais melhorias.
(...)
O Guaraná Jesus... haha "groselha com gás" ainda estou na dúvida se gostaram ou não... tem traços de cravo e canela. rs
Resultou de uma tentativa frustrada do maranhense Jesus, de fabricar um remédio. Deu errado, mas os netos do farmacêutico adoraram o xarope e hoje é o tal refri q nós amamos.
Aqui venta bastante mesmo (e graças à Deus!)... as praias são turvas por causa dos rios...
No mais, desejo q voltem sempre, e q sempre q voltarem vejam um estado cada vez melhor.
Deixo uma matéria exibida no Jornal hoje exibida no dia 25/02/2011 (espero q venham para o Carnaval!)
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/02/sao-luis-do-maranhao-tem-mais-de-32-quilometros-de-praia.html
Meu blog: http://mayhigh-low.blogspot.com/
Abraço maranhense..."

Pra quem ainda não entende este amor, acho que isso se explica por um dos codinomes da minha ilha... "Ilha do Amor".

Querem ver os meus motivos? Clica aqui no Álbum Virtual e aqui Lençóis Maranhenses.

Beijos beijoss

9 comentários:

  1. Ameiiiii! Lindo demais o post! Perfeito! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigadaaa Ana!
    Nosso Estado "vale um post". e falando dele, não tinha como sair um post feio. haha

    Bjs bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mayara! Tudo bem? Sou a Thaís do blog. Fiquei muito feliz com seu comentário... esse mundo virtual realmente me surpreende. Ao ler suas palavras, só tive mais certeza de como o povo maranhense é especial. Parabéns por morar numa terra tão linda e mágica. Um grande beijo!Ah, gostamos sim do guaraná Jesus...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Taís,

    Que máximo!! obrigada por tirar minha dúvida quanto a terem gostado ou não do Guaraná Jesus!! haha

    Mas brincadeiras à parte, muito obrigada por suas palavras, o Brasil inteiro está cheio de pessoas especiais (assim como vc, por ex.)
    Nosso país é tãoooo lindo, e tem um povo tão lindo quanto, e que precisa de muito carinho, para ir adiante em meio a tantas adversidades.

    Valeu por ter vindo aqui no meu cantinho... bjs

    ResponderExcluir
  5. são luís é uma cidade mt linda mesma.
    meus mais nao do maranhao entao conheço bem.

    http://rosadesbotado.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Stella

    Seus pais são daqui? que bacana =p

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. NOSSA TEMOS ALGO SUPER EM COMUM...
    Minha bisa era de Sao Luiz e minha familia ama o Maranhao!!!! Nao conheco, mas faz parte do programa de minha mae conhecer...
    Lindo o que escreveu...
    beijo
    Helena

    ResponderExcluir
  8. Helena,

    Que ótimo... quando vocês vierem conhecer, me avisa! já terão uma "GUIA" (eu) rsrs

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  9. Olá Mayara!

    Vim agradecer a visita e o recadinho.
    Aparça quando quiser

    ResponderExcluir

Seu comentário é ultra importante!
É através dele que o tão precioso feedback acontece.